Mosquitos Transgênicos.

13 março, 2011

 A Bahia avança nas pesquisas com o mosquito Aedes Aegypti geneticamente modificado para o controle biológico da Dengue.

Mosquitos Aedes aegypti, em uma versão transgênica, estão sendo liberados em áreas de maior incidência,  em Juazeiro, na Bahia, para previnir e combater epidemia de dengue. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas contraem a doença anualmente, causando 550 mil internações hospitalares e 20 mil mortes. Hoje a única forma de controlá-la é eliminando seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.
Uma nova técnica para combater o vírus da dengue está em fase de testes no município de Juazeiro, na Bahia.  com isso, permitir o cruzamento entre eles. 
Os pesquisadores da Biofábrica Moscamed estão produzindo em laboratório  e soltando uma versão transgênica do mosquito em locais onde há incidência na cidade.  A idéia da pesquisa é encontrar o controle biológico do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Assim, por meio de manipulação genética, os machos da linhagem OX513A (denominação dada pela empresa) recebe um gene modificado que produz uma proteína que mata a prole do cruzamento com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente. Daí são liberados para copular com fêmeas selvagens. Os descendentes desses acasalamentos herdam a proteína letal, morrendo ainda na fase de larva ou pupa. Para que sua produção seja possível em laboratório, eles foram programados para sobreviver quando recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime a síntese da proteína letal, não haveria sobreviventes para serem soltos na natureza. A cepa transgênica contém um marcador genético fluorescente que se torna visível nas larvas quando elas recebem luz ultravioleta. Isso garante um controle maior de qualidade na produção e na dispersão no campo. A liberação contínua e em número suficiente desses insetos geneticamente modificados em ambientes infestados deve reduzir com o tempo a população dos mosquitos selvagens a um nível abaixo do necessário para transmitir a doença.

Os cientistas envolvidos misturam material genético de outro mosquito, a conhecida moscas-das-frutas, ao do Aedes aegypti. O bicho geneticamente modificado gera filhotes que não chegam à fase adulta, a transformação faz com que os novos insetos produzam uma proteína que causa sua morte ainda no estágio larval.

Em laboratório, os embriões são produzidos e identificados. Por diferença de tamanho em relação às fêmeas, os machos são isolados antes da fase adulta, quando serão liberados no ambiente. Soltos, concorrerão para procriarem com as fêmeas, o que, em longo prazo, deve reduzir a população local dos insetos.

Essa estratégia pode levar também à eliminação de um grande número de indivíduos dessa espécie, reduzir a pulverização de inseticidas para eliminar os mosquitos e, consequentemente, diminuir a incidência da doença entre seres humanos.

A nova geração de insetos possuirá uma característica definida, que é a existência de um gene que impede as fêmeas de voar. Ao atingirem a fase adulta, elas têm dificuldade de sair para se alimentar e reproduzir provocando uma redução da população de Aedes aegypti.

 Os machos transgênicos, por sua vez, podem continuar cruzando com fêmeas naturais e passando o gene adiante.
 A primeira liberação na natureza desses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e a linhagem transgênica do Aedes aegypti foi desenvolvida pela empresa britânica Oxford Insect Tecnologies (Oxitec).
A equipe da Moscamed Brasil, instalada na mesma cidade baiana, escolheu os locais favoráveis para os testes de campo na região de clima semiárido do entorno de Juazeiro: cinco bairros isolados, por plantações, rodovias ou áreas despovoadas, com alta incidência de Aedes aegypti.
Continue fazendo a sua  parte.












fontes:
http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=10021
http://www.umbuzada.com/V2/pagina.php?id=593
http://bahiaempauta.com.br/?p=37729

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES