Maximizar o combate a "DENGUE", é possível.

29 maio, 2011

É comum às vezes ouvir do morador: – A patroa saiu e não tem ninguém aqui. –Não tem mosquito da dengue aqui. –Esqueci onde coloquei a chave da porta. São inúmeras desculpas que costumamos ouvir no dia-a-dia durante o trabalho de combate a dengue. Muitas vezes, chegamos a passar por constrangimentos e até agressões verbais e físicas. Eu mesmo sou conhecedor de uma destas situações em que terminou numa delegacia de polícia.
LEIA MAIS

"Pombos" risco a Policlínica LESSA DE ANDRADE.

27 maio, 2011

Quem trabalha na área de saúde, sabe dos problemas causados pela aproximação  de pombos em área urbana.Sendo estes protegidos por leis ambientais o ideal seria dificultar ao máximo a instalação deles com procedimentos simples, tais como: não jogar comida pra eles ou telar lugares onde estes escolham para fazer ninhos.
LEIA MAIS

CARAMUJOS, COMO ELIMINAR?

23 maio, 2011

Muitos moradores já detectaram um grande número de caramujos nos quintais neste verão, e a Vigilância Sanitária faz um alerta para que os moradores façam um controle da praga, coletando os caramujos sem ter contato com as mãos e desidratando-os com sal grosso, que vem sendo a forma mais adotada e eficaz para eliminar os caramujos da espécie Achantina fulica. Logo após a desidratação, os caramujos devem ser dispostos em uma vala, onde deve ser jogado em cima cal virgem e tampado com terra.
LEIA MAIS

Exemplo a ser seguido pelos vereadores de Recife.

O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), vai propor ao Poder Executivo, na sessão ordinária dessa semana, 17/05, por meio de projeto de lei, que sejam adotadas novas medidas, com aplicação de multas e até a parceria com a Polícia Militar e as imobiliárias da cidade para conter o avanço da dengue no município. 

“A criação de lei específica, que ampare e legitime as ações dos Agentes de combate a endemias do município, é instrumento de fundamental importância para obter sucesso na difícil missão de, ao menos, no nosso município, reduzir ao máximo a proliferação da dengue”, afirma o parlamentar.
LEIA MAIS

O que é LIRAa?

19 maio, 2011

Uma ferramenta que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e que, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. Esta é a função do Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), metodologia utilizada pelos municípios para o levantamento de índices larvários. Foi desenvolvido em 2002, pelo Ministério da Saúde, para atender a necessidade dos gestores e profissionais que trabalham com o programa de controle da dengue de disporem de informações entomológicas de maneira mais rápida.  
LEIA MAIS

Estamos realmente livre de uma epidemia de DENGUE???

18 maio, 2011


Os técnicos da Secretaria de Saúde estão em alerta: é nesse período de chuva e dias de sol que aumenta o número de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes Egipti. O cuidado da população tem que ser redobrado. Este ano, já foram notificados em Pernambuco 12.140 casos da doença. 
LEIA MAIS

Onde estão os focos de Dengue de maior perigo?

15 maio, 2011

“Uma casa abandonada está preocupando moradores da rua Arcipreste Manoel Teodoro, entre as ruas Presidente Pernambuco e Gama Abreu, no bairro Batista Campos, em Belém. O local estaria com vários focos do mosquito da dengue e virou abrigo para bandidos. Alguns moradores estão doentes. Segundo a população, a casa está abandonada há mais de seis anos.
LEIA MAIS

Tecnologia de ponta no combate à DENGUE implantada pela Prefeitura de Afogados de Ingazeira.

14 maio, 2011

Até amanhã (11), cerca 30 agentes de endemias de Afogados da Ingazeira estão participando da primeira Capacitação Controlando a Dengue por Meio da Vigilância Laboratorial. 

O projeto é pioneiro em Pernambuco. Todo agente de endemia trabalhará, na cidade e no campo, com um notebook acoplado com um leitor ótico, que fará imediatamente o diagnóstico da doença.
LEIA MAIS

A sua piscina pode se tornar um berçário para o mosquito transmissor da DENGUE.

04 maio, 2011

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a dengue um dos principais problemas de saúde pública do mundo, com cerca de 100 milhões de pessoas infectadas em mais de cem países. Uma divulgação maciça em toda a mídia nos alerta sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, evitando deixar água parada em locais como vasos de plantas, pneus e caixas-d’água. Mas o que muitos não sabem é que a piscina também pode ser um grande foco de ovos e larvas.
LEIA MAIS

Internauta flagra possível foco de dengue

02 maio, 2011

Foto: Gabriel Diniz/Voz do Leitor

"Flagrei, durante toda esta semana (passada), um foco de dengue ao ar livre na esquina das ruas Comendador Álvares de Carvalho e General Castelo Branco, na Iputinga, Zona Oeste do Recife." (Gabriel Diniz)

Publicado em 01/05/2011, às 17h36  Do JC Online


LEIA MAIS

Contingência da Dengue em Pe.

Uma megaoperação começou a ser montada para o combate à dengue no Estado. Para isso foi lançado, ontem, o Plano de Contingência da Dengue, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O plano prevê a capacitação de profissionais de saúde dos 61 municípios, reforço na compra de equipamentos para controle químico do vetor e no número de leitos para as unidades de saúde, distribuição de capas para depósitos e aquisição de medicamentos e material médico-hospitalar.
LEIA MAIS

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES