AGENTES DE SAÚDE DECIDEM ENTRAR EM ESTADO DE GREVE EM RECIFE-PE.

31 maio, 2012


Os Agentes de Saúde de Recife, decidiram entrar em Estado de Greve, Após Assembléia Geral convocada pelo SINDACS-PE, Nesta Segunda dia, 28/05.A Pauta principal da Assembléia Geral era a Lei do PCCDV - Plano de Cargo, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos, Onde o Mais uma vez o Gestor não cumpriu a Lei do PCCDV, dos Agentes de Saúde.
LEIA MAIS

Carrapatos – como combater e controlar

22 maio, 2012


Os carrapatos são artrópodes da classe Arachnida e seu ciclo de vida possui três fases: larva, ninfa e adulto. Cada fêmea pode colocar de 200 a 3000 ovos por dia.





Carrapato - cada fêmea pode
colocar de 200 a 3000 ovos
 por dia (foto: reprodução / Wikipedia)
Com o verão se aproximando e com ele o aumento da temperatura, aumentam também as infestações de carrapatos. Estes parasitas de “oito pernas”, além de causarem grandes transtornos e desconforto, também transmitem doenças para os animais e para o homem.
Por isso, saber como combater carrapatos de forma eficaz é importante não apenas para garantir a saúde do seu cão, mas também a da sua família.
LEIA MAIS

Casos de dengue aumentam em Pernambuco

19 maio, 2012


Enquanto as demais unidades da Federação registraram queda no número de notificações da doença, Pernambuco viu a estatística explodir 203% nos quatro primeiros meses deste ano

Pernambuco está perdendo a guerra para a dengue. Como outros cinco Estados, está na contramão do Brasil. Enquanto as demais unidades da Federação registraram queda no número de notificações da doença, Pernambuco viu a estatística explodir 203% nos quatro primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. No Recife, o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti também avançou. A quantidade de registros pulou de 1.680 para 7.790. As autoridades responsáveis por conter a doença creditam a explosão de casos ao surgimento, desde o fim do ano passado, da dengue tipo 4 no Estado, que torna vulneráveis as pessoas que já contraíram as outras três formas do vírus.

Os dados constam no balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo ministro Alexandre Padilha. Sergipe, Alagoas, Bahia, Mato Grosso e Tocantins completam a lista dos que perderam a guerra para a dengue.
Entre os seis Estados, Pernambuco é o terceiro com mais casos da doença. A Bahia vem em segundo, com 28.154 registros, apenas 761 notificações de diferença, apesar de ter cerca de cinco milhões de habitantes a mais. O quinto mês do ano ainda nem terminou e o número de pernambucanos contaminados já chega a 35.611, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O líder da lista é o Rio de Janeiro, abatido por uma epidemia e com 80.160 contaminados.

Pernambuco amargou ainda outros dois aspectos incômodos. Também foi o terceiro a registrar o maior salto percentual, no comparativo com 2011 (203%). Mato Grosso (290%) e Sergipe (237%) estão à frente. Embora o número de mortes tenha reduzido significativamente, o Estado ainda ocupou a quarta posição, com quatro óbitos anotados, ao lado de Minas Gerais e São Paulo. No primeiro quadrimestre do ano passado, foram 15 mortes.
Diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da secretaria, Rosilene Hans, disse que já esperava o salto na estatística. “Na primeira semana de janeiro, isolamos o vírus da dengue tipo 4 na Região Metropolitana do Recife”, contou. Na linguagem técnica, isolamento quer dizer que foi comprovado por teste de sangue a contaminação pelo novo vírus.
“É preocupante porque as cidades da Região Metropolitana, quando a gente compara com as de outras regiões, têm um adensamento maior de pessoas e de casas, produzem mais lixo e possuem problemas em relação à falta d’água, o que aumenta a necessidade das pessoas em armazenar água”, argumentou a diretora-geral.
Gerente do Programa Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros concorda que o surgimento de um novo vírus tenha sido determinante para o crescimento dos casos na cidade, apesar das parcerias que a prefeitura firmou com o Exército e as igrejas evangélicas. Mas ressaltou que a colaboração da população é crucial para o êxito do combate. “O poder público, em lugar nenhum do mundo, resolve a dengue sem a ajudar das pessoas. No Recife, 80% dos focos estão nas residências”, disse.

Publicado em 18/05/2012, às 07h40

Do JC Online


LEIA MAIS

Mortes provocadas pela dengue caem 80% nos primeiros quatro meses do ano


Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/5) pelo Ministério da Saúde revela uma queda de 87% no número de casos graves de dengue registrados no país nos quatro primeiros meses do ano – foram 8.630 em 2011 contra 1.083 em 2012.

De acordo com o estudo, o número de mortes provocadas pela doença também caiu durante o mesmo período, passando de 374 em 2011 para 74 em 2012. Houve redução de 80%. Ao todo, 286.011 casos de dengue foram notificados em todo o país entre janeiro e abril deste ano, o que representa uma queda de 44% em relação ao total registrado nos quatro primeiros meses de 2011 (507.798 casos).

O levantamento mostra que dez estados concentram 81,6% dos casos notificados em 2012 – Rio de Janeiro (80.160), Bahia (28.154) e Pernambuco (27.393) lideram o ranking. Já os municípios com o maior número de casos são Rio de Janeiro (64.675), Fortaleza (10.156) e Recife (6.343).

Considerando a incidência da dengue (proporção de caso para cada 100 mil habitantes), as três cidades com as maiores taxas no país são Palmas (2.494,7), Itabuna (1.445,3) e Rio de Janeiro (1.045,4). O estudo mostra que todos os quatro tipos de dengue permanecem em circulação no país, sendo que, nos quatro primeiros meses deste ano, os tipos 1 e 4 foram os mais comuns, com 59,3% e 36,4% de um total de 2.098 amostras positivas.

A distribuição dos subtipos, entretanto, apresenta variações de acordo com a localidade. No Norte, houve predominância do tipo 4 (85,5%). Nas regiões Sul (83,8%) e na Nordeste (81,5%). Já no Centro-Oeste, a circulação desse tipo de vírus ficou em 53,3% e no Sudeste, 49,7%. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que o verão constitui o período em que ocorre mais transmissão de dengue no Brasil. Segundo ele, 95% dos casos da doença são registrados no primeiro semestre do ano.

“Foi anunciado, no ano passado, que uma das nossas prioridades era reduzir os casos graves e os óbitos. Uma série de medidas foi adotada”, disse, ao citar o repasse de R$ 92 milhões para 1.158 municípios como adicional de 20% aos recursos regulares. “A gente vê que isso tem impacto”, completou.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a estratégia de combate à dengue por meio do controle do mosquito é ultrapassada. Segundo ele, o novo enfoque da pasta está na integração de ações de cuidado à saúde, como redução do tempo de espera para diagnóstico e início do tratamento.

“Essa tendência [de queda dos números] não pode ser justificativa para retirarmos a frota de campo. Ela só reforça a necessidade de continuarmos com as ações”, ressaltou. Segundo Padilha, o Brasil vai manter os investimentos também na criação de uma vacina contra a dengue. Atualmente, três estudos estão em andamento no país.

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
17/05/2012 | 16h18 | Saúde
LEIA MAIS

Secretaria da Saúde do CE confirma epidemia de dengue em Fortaleza


Capital do Ceará tem 7.681 casos da doença confirmados neste ano.
Índice da doença é 300 casos por 100 mil habitantes, diz secretaria.


A Secretaria de Saúde do Ceará confirma situação endêmica de dengue em Fortaleza. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria nesta sexta-feira (18), a capital cearense tem 7.681 casos confirmados da doença. O índice de dengue por 100 mil habitantes é de 313,23; acima de 300, de acordo com a Secretaria da Saúde, caracteriza o nível de epidemia.
LEIA MAIS

SES descentraliza exames para diagnóstico de doenças

16 maio, 2012


O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebe esta manhã os prefeitos e secretários de Saúde das cidades de Limoeiro, Goiana, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Afogados da Ingazeira. Durante reunião na sede da secretaria, no bairro do Bongi, os gestores assinam um convênio para realizar os exames nos Centros Municipais de Testagem e Acolhimento (CTAs).
LEIA MAIS

Sobe para três o número de mortes confirmadas por dengue em PE


Sobe para três o número de mortos por dengue em Pernambuco. O caso foi confirmado esta manhã pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O paciente, que não teve o nome, sexo ou idade revelados, é da cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O segundo caso foi de uma mulher também moradora da cidade de Olinda, que stava internada no Hospital Oswaldo Cruz (HUOC) desde o dia 25 de fevereiro e faleceu no dia 3 de março, após desenvolver dengue hemorrágica.
LEIA MAIS

Secretaria apresenta perfil epidemiológico de acidentes com animais peçonhentos

11 maio, 2012


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresenta hoje o perfil epidemiológico dos acidentes com animais peçonhentos em Pernambuco. O documento está sendo apresentado esta tarde durante uma reunião com representantes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), hospitais regionais, técnicos do Programa Nacional de Imunização e Ceatox-PE, no auditório da SES, no bairro do Bongi.
De 2007 a 2011 o estado registrou um total de 36.185 casos, a maioria deles envolvendo escorpiões. Nestes cinco anos aconteceram ao todo 4.207 casos de acidentes com serpentes (11,6%), 373 com aranhas (1%), 28.312 com escorpiões (78,2%), 120 com lagartas (0,3%) e 2.475 com abelhas (6,8%). Ainda de acordo com o estudo, os municípios que mais apresentaram casos de acidentes com animais peçonhentos foram: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Vitória de Santo Antão.
Durante o encontro, será avaliada a assistência às vítimas de acidentes com animais peçonhentos, que é realizada em todos os hospitais regionais no estado. Ao todo, são 11 unidades, além do Hospital da Restauração (HR), no Recife.

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
10/05/2012 | 14h24 | Esta tarde
LEIA MAIS

Lei de medidas preventivas contra dengue entra em vigor

03 maio, 2012


Já está em vigor a lei que trata de medidas permanentes de prevenção contra dengue em Paulínia. O autor, o vereador Dr. Gustavo Yatecola,criou a lei visando obrigar os responsáveis por imóveis na cidade e os órgãos públicos a adotarem medidas preventivas contra a dengue.

LEIA MAIS

Petrolina intensifica combate à dengue


Até sexta- feira (04), 114 profissionais de combate a endemias- entre supervisores, técnicos de laboratório e agentes realizam em Petrolina, Sertão de Pernambuco, mais um Levantamento do Indice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). A ideia é reforçar ou modificar as iniciativas que têm sido desenvolvidas no sentido de combater o mosquito transmissor da dengue. Na última pesquisa, Petrolina ficou com o índice de infestação predial em 1%, o que para o Ministério da Saúde aponta um risco médio de epidemia da doença.
LEIA MAIS

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES