Secretaria de Saúde de Pernambuco lança campanha de incentivo à doação de órgãos em embalagem de pão

27 setembro, 2012



A Superintendência de Comunicação da Secretaria de Saúde de Pernambuco inovou na campanha “Diga sim pra vida continuar”, de incentivo à doação de órgãos.

Além das ações tradicionais de publicidade, como comerciais de TV e outdoors, foram produzidas 100 mil embalagens de pão para serem distribuídas aos fregueses de 100 padarias ligadas ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão), nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
As embalagens trazem dicas sobre como realizar a doação, buscar informações sobre o tema e também desmistificam alguns mitos, como o de que a captação do órgão deixa o corpo mutilado ou que o quadro de morte cerebral é reversível. Com o mote "Avise sua família que você é doador, converse sobre isso durante as refeições", o objetivo é estimular a discussão do tema durante o café ou jantar, já que o pão vai para a mesa das famílias por uma ou duas refeições a cada dia. 

“A ideia é que, nessa conversa rápida e informal, os parentes expressem aos outros seu desejo de ser doador, o que fará toda a diferença posteriormente, uma vez que as recusas às captações de órgãos se dão, na maioria das ocasiões, porque esse assunto nunca foi tratado com o familiar em vida”, explica o superintendente de Comunicação da SES, Thiago Nunes.

Ele explica que essa ação de mobilização social – que acontece de 26 a 30 de setembro - é inovadora por abranger um grande e diversificado público, já que há padarias com fluxo de duas mil pessoas por dia; proporcionar a substituição, durante uma semana, das tradicionais sacolas de plástico por embalagens recicláveis e também pelo seu baixíssimo custo em relação às mídias tradicionais, como outbus e comerciais na televisão. Essa nova forma de mídia, produzida pelo núcleo de design da Secretaria de Saúde de Pernambuco, é interessante para quem anuncia, para os parceiros (panificadoras), de utilidade pública e ecologicamente correta e será incorporada às demais campanhas da saúde pública, como dengue, Operação Lei Seca e vacinação. De 23 a 30 de setembro, será exibido, nos horários comerciais das TVs da cadeia aberta, o vídeo da campanha, além da colocação, nos em principais pontos da cidade, de 35 outdoors.


Atualmente, cerca de 3 mil pessoas estão na fila de espera por um órgão, sendo a maior parte por rim (1.725 pessoas) e córnea (10.24). Quando os doadores não aparecem, a espera pelo transplante torna-se, muitas vezes, fatal para esses pacientes. Este ano, 1.097 transplantes foram realizados em Pernambuco. Em 2011, no mesmo período, o número foi de 678 procedimentos – ou seja, houve um aumento de 62%. Atualmente, cerca de 2,9 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada dez familiares abordados, oito se negam a doar os órgãos de pacientes com quadro de morte cerebral (irreversível).


Quando os doadores não aparecem, a espera pelo transplante se torna, muitas vezes, fatal para esses pacientes. Em Pernambuco, a maior lista de espera é por um rim – 1.725 pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (1.024). Em seguida, vem fígado, com 126 pessoas na lista de espera, e, por último, coração, e rim/pâncreas, cada um com quatro pacientes. Até agosto deste ano, 1.097 transplantes foram realizados em Pernambuco. Em 2011, no mesmo período, o número foi de 678 procedimentos – um aumento de 62%. Em relação às doações, houve um aumento de 73% (48 doações em 2011 contra 83 este ano).

LEIA MAIS

Avanços deixam cientistas mais perto de uma vacina contra a dengue

14 setembro, 2012


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus da família Flaviridae e transmitida através do mosquito Aedes aegyptiquando infectado pelo vírus.
Em todo o mundo, é uma das mais difundidas doenças virais transmitidas por mosquitos: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de metade da população global está atualmente em risco.
A dengue em sua forma mais grave é uma das principais causas de morte entre crianças, sobretudo em países asiáticos e latino-americanos.
Apesar da incidência da dengue ter crescido dramaticamente nas últimas décadas (antes de 1970, apenas nove países haviam
experimentado graves epidemias de dengue, mas agora ela é endêmica em mais de 100 países), no Brasil o número de casos diminuiu 60% entre janeiro de 2011 e 2012.

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 286.011 casos confirmados de dengue no Brasil, uma queda de 44% em relação ao mesmo período de 2011 (507.798 casos confirmados). Porém, sete estados brasileiros registraram alta no número total de casos: Tocantins, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Roraima e Mato Grosso. A mortalidade em 2012, se comparada ao mesmo período de 2010, diminuiu 84% (467 mortes).
Ainda assim, a dengue é um grande problema, atualmente sem solução: não existe vacina para a doença. Ela é transmitida por quatro vírus diferentes (conhecidos como DENV 1, 2, 3 e 4), o que complica a criação de uma vacina, e é exclusiva aos seres humanos, o que impede o teste de potenciais vacinas em modelos animais.

Avanços inéditos

Agora, pela primeira vez, cientistas franceses e tailandeses, apoiados pela empresa Sanofi Pasteur, conseguiram algum sucesso ao testar uma vacina chamada de CYD-TDV.
4.002 crianças entre 4 e 11 anos na Tailândia participaram do estudo. 2.669 receberam a vacina CYD-TDV, e 1.333 receberam um placebo. Em geral, não houve diferença estatisticamente significativa entre o número de casos de dengue registrados no grupo da vacina (76 casos ou 2,8%) e no grupo de controle (58 casos ou 4,4%).
No entanto, testes secundários mostraram que a vacina era eficaz em 60 a 90% dos casos contra as formas da doença DENV 1, 3 e 4, com apenas DENV 2 sendo resistente aos efeitos da vacina.
Além disso, CYD-TDV pareceu segura e bem tolerada, não sendo relacionada a efeitos colaterais.
“O nosso estudo constitui a primeira demonstração de que uma vacina contra a dengue pode ser segura e eficaz. Testes adicionais de CYD-TDV estão em andamento em vários diferentes países, e nossa esperança é que os resultados positivos deste estudo sejam confirmados por testes maiores, em uma grande variedade de contextos epidemiológicos”, disse o Dr. Derek Wallace, da Sanofi Pasteur, que desenvolveu a vacina.[MedicalXpress,G1PortaldaSaudeCombateaDengue]
LEIA MAIS

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

VISITANTES