Porque o escorpião apareceu em minha casa?

10 outubro, 2013

Através de uma solicitação dos moradores da Rua do Riachinho n. 76, uma equipe de técnicos em  Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário IV foi acionada no intuito de solucionar a problemática  de escorpiões estarem adentrando  nas residencias.A urgência em seu atendimento se deu por conta da captura de um aracnídeo dentro de uma das 5 casas na semana anterior a esta ação que ocorreu na data de 09/10/2013.
  
Sobre agravos para a saúde - Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado . A gravidade do acidente deve ser avaliada pelo médico. Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia material de construção ou entulho em residências e são mais comuns na primavera e no verão.

                                                         Fotos dos local:





                                                            Imóvel vizinho



















Capacidade de adaptação do escorpião


Além da sustentação, o exosesqueleto rígido do escorpião age como um revestimento rígido, protetor cuja coloração geralmente condiz com o seu habitat. Isto fornece ao escorpião a capacidade de se camuflar. 

A forma achatada dos escorpiões os permitem esgueirar por entre locais muito pequenos e apertados. 

Sua capacidade de inocular veneno e seus fortes pedipalpos combinados com sua velocidade de reação a estímulos fazem do escorpião um predador formidável e perigoso. 

Os escorpiões possuem uma das taxas metabólicas mais baixas do reino animal. Podem permanecer longos períodos sem se alimentar pois ao final de uma única refeição ( na qual ingeriu grande quantidade de alimento), conservam ao máximo energia evitando ao extremo se locomoverem, poupando assim energia para sua manutenção. 

Os escorpiões do deserto são os artrópodes mais especializados em conservação de água. 

O revestimento de seu exoesqueleto os torna impermeáveis evitando perda de líquido corpóreo. 

A necessidade de água da maioria dos escorpiões do deserto é adquirida através de suas presas ou seja através de seu alimento. 

Seus dejetos são extremamente secos devido ao elevado teor de nitrogênio e uma porção mínima de água. 

Respirar através de espiráculos minimiza substancialmente a perda de água através da respiração. Algumas espécies possuem membranas que cobrem as entradas dos espiráculos podendo fecha-las voluntariamente diminuindo ainda mais quaisquer perda de líquido. 

Ao se refugiarem dentro de tocas, sob as pedras ou se enterrando no solo os escorpiões do deserto evitam os períodos mais quentes do dia este procedimento também minimiza a perda de umidade.

Observações no local.

      No trabalho realizado neste dia, em todos imóveis foi possível identificar claramente os fatores de atração do escorpião pelo ambiente, podendo se destacar entre elas:
  • Comércio de alimentos com dejetos sendo jogados no sistema de esgoto.
  • Metralha e entulhos propiciando infestação de baratas.
  • Fossas sépticas fora do padrão ativas e mal vedadas.
  • Construções próximas e o uso de equipamentos que desalojam o escorpião.   
Considerações finais.

            Assista ao vídeo e compreenda a complexidade desta desinsetização onde a solução muitas vezes não está no simples ato de pulverizar o ambiente e sim em orientar todos os moradores além de pedir-lhes a colaboração na retirada de todo material causador da situação de agravos a saúde coletiva. 





Participaram da ação o supervisor Andreilson, os técnicos ambientais Sérgio, Amâncio e Alexandre. 
LEIA MAIS

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

VISITANTES