GRIPE H1N1 OU GRIPE A ?

14 maio, 2018

gripe A, também chamada de H1N1, é uma virose, ou seja, uma doença causada por um vírus. Ela é similar a outros tipos de gripe, mas possui maiores chances de complicações, podendo até mesmo causar morte.

→ Vírus causador da gripe H1N1
A gripe é causada por um vírus conhecido como Influenza, que pertence à família dos ortomixovírus. Esses vírus dividem-se em três tipos: A, B e C, sendo o tipo A o mais patogênico e o mais associado a epidemias e pandemias. O vírus causador da gripe H1N1 é um vírus Influenza A que contém genes do vírus humano, suíno e aviário e é denominado de Influenza A/H1N1.
→ Transmissão da H1N1
A gripe H1N1 pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de pequenas gotículas de saliva eliminadas por pessoas contaminadas ao tossir ou espirrar. A transmissão pode ocorrer ainda por contato com objetos que possuam secreção do doente.
→ Sinais e sintomas da H1N1
Assim como outros tipos de gripe, a H1N1 causa dores no corpo, na cabeça e na garganta, febre – que dura em média três dias –, mal-estar, calafrios e tosse seca. Esse tipo de gripe, no entanto, pode desencadear outras complicações, como pneumonia, sinusite, otite e até mesmo complicações cardíacas. Quando o quadro se complica, o paciente apresenta dores no peito, falta de ar, tontura, fraqueza e confusão mental.
→ Tratamento da H1N1
A gripe H1N1 é tratada por meio de medicamentos para alívio dos sintomas e combate ao vírus. Assim como outras viroses, recomenda-se repouso e o consumo de líquidos. De uma maneira geral, a gripe A possui cura espontânea.
Em casos mais graves da doença, em que existe risco de complicação, pode ser recomendado o uso de antivirais. Um desses medicamentos é o oseltamivir, também chamado comercialmente de Tamiflu.
→ Prevenção contra a H1N1
A gripe H1N1 pode ser prevenida, principalmente, por vacinação, que é feita gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vale ressaltar que as vacinas podem ser encontradas também em clínicas particulares. A vacina distribuída pelo governo é trivalente, protegendo contra influenza A H1N1, influenza A H3N2 e uma cepa (linhagem) de influenza B.
No caso da vacinação gratuita, apenas alguns grupos, considerados prioritários, possuem direito à vacina. Esse grupo engloba crianças de seis anos a 5 anos, idosos com mais de 60 anos, jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, povos indígenas, funcionários da área da saúde e sistema prisional, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto.
Além da vacinação, para se prevenir da H1N1, são necessárias algumas medidas importantes:
  • Sempre proteger a boca ao tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Higienizar sempre as mãos, fazendo uso de água e sabão ou álcool em gel. Nesse último caso, antes de aplicá-lo, deve-se eliminar a sujeita aparente;
  • Evitar locais de grandes aglomerações de pessoas em épocas de surto da doença;
  • Evitar contato com pessoa contaminada.

Por Ma. Vanessa dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)
Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES