* EXAME DE METAHEMOGLOBINA.


Monitorização biológica e agentes químicos.
Paulo Roberto Pimenta

            A  preocupação em evitar o surgimento de doenças decorrentes da exposição dos indivíduos  a agentes químicos no ambiente de trabalho conduzir à tomada de medidas de prevenção. Estas são a base da monitorização biológica e consistem em verificar se a concentração destes agentes ou de seus metabólitos no organismo dos trabalhadores esta dentro dos níveis estabelecidos por órgãos governamentais ou pela comunidade científica.
            Os indicadores biológicos de exposição e os índices biológicos máximos permitidos são determinados por meio de estudos epidemiológicos, experimentais e casos clínicos.
            Aqui no Brasil, a Norma Regulamentada n.º 7 (NR-7) e a Portaria n.º 24 de 29 de dezembro de 1994 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, estabelecem os parâmetros biológicos para controle da exposição a agentes químicos . Conforme esta Portaria todos os empregados e instituições que admitam trabalhadores como empregados são obrigados a elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O referido programa tem por objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores.
            Esta monitorização biológica complementa o monitoramento ambiental e a vigilância à saúde, considerando-se que determina a exposição global diretamente no indivíduo e detecta efeitos precoces e reversíveis, proporcionando uma melhor estimativa de risco.

                        É bom saber as Normas para a coleta de amostras

Urina:

            Utilizar frascos limpos de polietileno ou vidro, conforme indicado para a análise em questão, com tampa mosqueada e 100 ml de capacidade. O orifício uretra e as mãos dos trabalhadores devem ser limpos, antes da coleta da amostra, dando-se preferência ao banho completo. O primeiro jato de urina deve ser desprezado. Coletar aproximadamente 100 ml de urina: caso não seja possível, enviar no mínimo 50 ml para o laboratório.
            Quando for indicado “coleta de final da jornada de trabalho”, a amostra deverá ser obtida nas duas últimas horas da jornada diária.

                                               Sangue

            Limpar a pele antes da coleta da amostra. O paciente deve ficar sentado cerca de 15 minutos antes da punção venosa e o torniquete deve ser evitado ou utilizado o menor tempo possível. Não deve ser realizado exercício físico antes da coleta. Enviar as amostras de sangue na própria seringa ou “vacutainer”.


                                               Interpretação dos resultados

            Na interpretação dos resultados deverão ser valorizados o exame clínico e as análises toxicológicas por um especialista da área (médico do trabalho). Os médicos deveriam ir ao local do trabalho do trabalhador (professor, técnicos, alunos de pós-graduação, graduação, estagiário, etc). Só assim eles saberão o que significa cada produto utilizado na área de pesquisa.
            Os resultados de um programa de monitorização biológica poderão ser interpretados para os trabalhadores separadamente, se a variabilidade intraindividual do indicador biológico em questão Não for muito elevada e se este possuir especificidade adequada. De outro modo, os resultados deverão considerar o grupo como um todo. Neste caso, quando apenas alguns indivíduos apresentarem valores elevados, o resultado provavelmente será devido ao fato destes trabalhadores submeterem-se a uma maior exposição em virtude de atividade diferenciada, hábitos de higiene ou exposição não-ocupacional.
            Deverão, ainda, ser considerados os interferentes de cada indicador biológico mencionados nas monografias das substâncias químicas.

                                   Toxicologia dos gases

Monóxido de carbono: Toxicidade:

            A via mais importante de absorção é a respiratória. O monóxido  de carbono se une a hemoglobina do sangue formando carboxihemoglobina, provocando hipóxia.
            A exposição crônica pode provocar efeitos decorrentes da hipóxia como cefaléia, fadiga, náuseas, dificuldade respiratória e taquicardia.

Área de riscos:

            Todos profissionais das indústrias metalúrgica, siderúrgica, química, petroquímica, laboratórios de pesquisas, ensino, também os trabalhadores de cervejarias, mineiros, operadores de motores à combustão e soldas.

Indicador biológico


Carboxihemoglobina no sangue.

            O exame de sangue heparinizado coletado no final da jornada de trabalho. Mínimo de 5 ml em vacutainer. Pode-se realizar outra coleta no início da jornada de trabalho para calcular a diferença entre pré e pós-jornada.
            Este exame são para todos os profissionais da área.





Conservação:

Guardar em geladeira a 4º C, imediatamente após a coleta.

Valor de referência da normalidade: Até 1,0%  para Não fumantes (NR-7).
Índice biológico máximo permitido: 3,5% para não fumantes (NR-7).

Fumante – Interferentes:

            O hábito de fumar eleva consideravelmente os níveis de carboxihemoglobina no sangue. Deste modo, este parâmetro é indicado somente para Não fumantes.
            Os indivíduos que fazem uso de clorpromazina podem ter os níveis de carboxihemoglobina diminuídos.
Já fenobarbital e a fenitoína elevam o teor de monoxido de carbono.
            A metabolização do diclorometano e leva à formação de carboxihemoglobina.

                        Metais – Toxicologia

Arsênico (arsênio):

            Pode penetrar no organismo por inalação dos seus vapores ou através da pele. Os compostos trivalentes são corrosivos e o pentóxido de arsênio provoca sensibilização da pele e dermatite de contato.
            A inalação provoca dores abdominais, mal estar geral, prurido, dor nas articulações, perda gradual da força física, diarréia, coriza e traqueobronquite leve.
A perfuração do septo nasal é comum. Há relatos de danos hepático e miocárdico. O arsênico e certos arsenais são considerados carcinogênicos.

Riscos  saúde:

            Todos os profissionais que trabalham nesta área de: fabricantes de inseticidas, raticidas, herbicidas, cerâmicas, vidros, pigmentos, farmacêutica, metalúrgica e petroquímica, aplicadores de pesticidas, etc. Além dos EPIs,
fazer todos exames médicos.

Indicador biológico: Arsênico na urina.

Exame médico:

            Coletar a sua urina no final do último dia da jornada da semana. Mínimo de 100 ml, em frasco de polietileno.  Recomenda-se iniciar a monitorização após seis meses de exposição na área.
            Valor de referência da normalidade: até 10µg/g  creatinina (NR-7).
Índice biológico máximo permitido: 50 µg/g creatinina (NR-7).


Saúde – interferentes:

            O arsênico é contaminante de vários alimentos (especialmente peixes e crustáceos) e da água; portanto dieta e também as fontes não ocupacionais devem ser avaliadas para melhor correlacionar os níveis urinários do arsênico com a exposição no ambiente de trabalho.

Cádmio - Toxicidade


            Penetra no organismo principalmente por via respiratória, causando irritação pulmonar. Pode ser absorvido também por via digestiva. Em exposições prolongadas pode causar anemia, anosmia e dificuldade para respirar; atua sobre o sistema nervoso central e rins. É comum o aparecimento de um anel amarelado no colo dos dentes, podendo causar também lesões ósseas. Possui ação carcinogênica.

Risco dos profissionais da área:

            Todos os profissionais ou não que trabalham com cádmio, deveram ter muitos cuidados com à saúde, principalmente nas fabricas de catalisadores, pigmentos para tintas, reatores nucleares, baterias, amálgamas dentários, fungicidas e síntese de chumbo tetraetila; soldadores, galvanoplastias, na industria fotográfica, pesquisadores universitários, etc.

Riscos biológicos:

            Exame; O cádmio na urina; indicador de dose interna para baixa exposição ocupacional. Apresenta correlação com a concentração ambiental somente após 06 meses de exposição.
            Recomendações: Recomenda-se iniciar a monitorização após seis meses de exposição, mesmo usando os EPIs. Urina coletada após exposição contínua de quatro semanas, sem afastamento maior que quatro dias. Mínimo de 100 ml, em frascos de polietileno.
            Conservação: Em geladeira a 4º C.
            Valor de referência da normalidade:: Até 2,0 µg/g creatinina (NR-7)
            Índice biológico máximo permitido:: 5,0 µg/g creatinina (NR-7).
            Pessoas fumantes: A concentração acumulada de cádmio aumenta com a idade e é maior risco para os fumantes. Pessoas fumantes não devem trabalhar com cádmio.


Chumbo: compostos inorgânicos.  Toxicidade:

            As vias de absorção do chumbo são respiratória, cutânea e digestiva, em relação à exposição ocupacional, a via mais importante  é a respiratória. Apresenta efeito cumulativo no organismo. Intoxicações crônicas causam anemia, cefaléia, fadiga, irritabilidade, distúrbios visuais, alterações sensoriais e renais, além de dores nos ossos e músculos. Podem surgir dores abdominais semelhantes ao quadro de abdômen agudo, acompanhadas de náuseas, vômitos e perda de peso. Nas intoxicações agudas, ocorre cefaléia intensa, convulsões e delírios, podendo provocar a morte.

Riscos biológicos; saúde:

            Todos profissionais ou não da área, devem usar EPIs, principalmente os de fundições e gráficas, pintores, soldadores, papilocopistas, cientistas da universidades, industriais: plásticos, borrachas, tintas, baterias, lubrificantes, fósforos, inseticidas, vidros e produtos de cerâmica, raspadores ou lixadores de pinturas à base de chumbo.
-     Ácido delta – aminolevulínico Na urina (ALA-U): indicador de efeito mais apropriado.
-     Chumbo Na urina – utilizado no acompanhamento do tratamento clínico (quelação) da intoxicação com chumbo inorgânico.
-     Chumbo no sangue – melhor indicador de dose interna.
-     Zincoprotoporfirina (ZnPP) – correlaciona-se com o efeito tóxico e demora a retornar aos valores normais após cessada em exposição.
-     Exame ALA-U – urina coletada a partir de um mês de exposição. Não coletar amostrar às segundas-feiras. Mínimo 50 ml em frasco de polietileno ou vidro âmbar.
-     Chumbo urinário – Na avaliação da terapia com lentes, e enviar urina de 24 horas, de cada dia em que é realizado o tratamento (quelação).
-     Chumbo no sangue – sangue total coletado após exposição de um mês. Mínimo 10 ml, em seringa plástica heparinizada ou (vacutainer).
-     ZnPP – sangue coletado a partir do 1º mês de exposição. Mínimo 10 ml, em seringa descartável heparinizada ou (vacutainer).

Armazenamento :
-     Sangue: em geladeira a 4º C. Quando as amostras não forem enviadas imediatamente ao laboratório, conservá-las congeladas a –20º C em (freezer).
-     Urina – em geladeira a 4º C.
-     Obs. As amostras de sangue e urina para determinação de ALA-U e ZnPP devem ser protegidas da luz.

Valores de referência da normalidade:
-     ALA-U – até 4,5 mg/g creatinina (NR-7).
-     Chumbo urinário – até 50µg/g creatinina (NR-7)
-     Chumbo no sangue – até 40µg/100 ml (NR-7).
-     ZnPP – até 40µg/ 100 ml (NR-7).

Índice biológico máximo permitido :
-     ALA-U – 10 mg/g creatinina (NR-7).
-     Chumbo urinário - 100µg/g creatinina (NR-7)
-     Chumbo no sangue: 60-µg/ 100 ml (NR-7)
-     ZnPP – 100 µg/ 100 ml (NR-7).

Interferentes:
O chumbo na urina depende da função renal e da ingestão de líquidos; além disto, uma quantidade significativa do chumbo absorvido na exposição crônica é excretada pelas fezes.


Chumbo tetraetila – toxicidade:

As principais vias de absorção do chumbo tetraetila são respiratória e cutânea, podendo ocorrer também absorção  pela ingestão. Em contato com a pele e olhos pode causar prurido e queimaduras. As intoxicações crônicas apresentam um quadro semelhante aquelas provocadas pelo chumbo inorgânico, produzindo cefaléia, ansiedade, irritabilidade, insônia e distúrbios gastrintestinais menores. Nas intoxicações agudas os sintomas mais evidentes são as encefalopatias, dando origem a quadros de ansiedade, delírio, alucinações, convulsões, podendo chegar ao coma e a morte.

Riscos saúde:

            Todos os trabalhadores da área de pesquisa, industria, armazenamento de combustíveis, distribuição e transporte de produtos químicos, misturadores de combustíveis para aviões e frentistas de posto, podem se contaminar, mesmo usando os EPIs obrigatórios.

Exame biológico –indicadores:




-     Chumbo na urina: Amostra
A urina coletada no final da jornada de trabalho, em frasco   de polietileno descontaminado. Pode-se fazer a diferença entre pré e pós-jornada.
-     Armazenamento – em geladeira a 4º C
-     Valores de referência da normalidade: até 50 µg/g creatinina (NR-7).
-     Índice máximo biológico permitido: 100-µg/g creatinina (NR-7).
-     Obs.: O chumbo na urina depende da função renal e da ingestão de líquidos; além disto uma quantidade significativa do chumbo absorvido na exposição crônica é exercitada pelas fezes.

Cromo hexavalente – toxicidade:

            O cromo apresenta-se sob diversos estados de oxidação, entretanto somente ao cromo VI (cromados) são atribuídos efeitos tóxicos para o homem. Pode penetrar no organismo através da pele provocando dermatite de contato, eczema alérgico e ulcerações características na pele exposta. No globo ocular ocorrem conjuntivites e ceratites do epitélio superficial da córnea. As exposições repetidas ao metal podem levar à perfuração do septo nasal, sendo esta normalmente precedida por alterações do olfato e sangramento. Pode ocorrer também rinite, laringite e pneumoconioses. A exposição crônica pode provocar anemia severa. Além de danos renais e hepáticos.
            A exposição ocupacional ao cromo está associada, principalmente, ao câncer de trato respiratório.

Riscos saúde:

            Os profissionais da área; pesquisadores universitários, industriais da fabricação de: aço inoxidável, explosivos, pigmentos minerais, tinturas para fibras têxteis, pilhas elétricas, síntese de fármacos, fotográfica, litografia e imprensa, etc.

-     Indicador biológico:  cromo na urina.
-     Exame da amostra: Urina coletada no final do último dia da jornada semanal. Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno.
-     Conservação: A amostra é guardada em geladeira a 4º C.
-     Valor de referencia da normalidade: até 5,0 µg/g creatinina (NR-7).
-     O índice máximo permitido biológico: 30-µg/g creatinina (NR-7).
-     Obs.; A determinação do cromo na urina de final da jornada de trabalho é um bom indicador da exposição recente, desde que seja avaliado o teor na urina coletada antes do início da jornada, pois o cromo urinário também é influenciado por exposições antigas.



Flúor e fluoretos – toxicidade:

                  As principais vias de absorção são a digestiva e a respiratória. A exposição aguda desencadeia um  processo irritativo na pele e mucosas, acompanhado por dor, gosto metálico, vômitos, diarréia e hematêmese. Pode ocorrer também tetania, hiperreflexia, parestesias, convulsões e depressão do sistema nervoso central. A intoxicação crônica é caracterizada por osteoesclerose e fluorose dental.

Risco saúde:

                  Todos os profissionais envolvidos no tratamento de água e na fabricação de vidros, aço, inseticidas, fertilizantes, cerâmica, lâmpadas, borrachas e aferição de instrumentos; soldadores, pesquisadores científicos, universitários, industriais: metalúrgica e química, mineiros.

Indicador biológico:

-     Fluoreto Na urina:
-     Exame da sua amostra: Urina coletada no início e no final da quarta jornada de trabalho semanal, no mínimo 50 ml, em frasco de polietileno ou vidro descontaminado.
-     Conservação:  Adicionar 0,2g de EDTA e conservar em geladeira a 4º C.
-     Valor de referência da normalidade: Até 0,5 mg/g creatinina (NR-7).
-     Índice máximo biológico permitido: 3-mg/g creatinina (NR-7), no início da sua jornada de trabalho.  E  10mg/g creatinina (NR-7) – no final da sua jornada de trabalho.
-     Obs.; Água e dieta são fontes não ocupacionais de fluoretos.


Mercúrio inorgânico: toxicidade:

                  A principal via de absorção é a respiratória. A exposição aguda dano respiratório severo, enquanto a crônica está associada principalmente a alterações do sistema nervoso central. Pode provocar ainda inflamação das gengivas, queda de dentes, salivação em excesso e lesões de pele. O mercúrio é também absorvido pela via cutânea, podendo causar irritação, edema e pústula ulcerosa nas extremidades dos dedos.

Risco saúde:

                  Todos os profissionais da área envolvidos em pesquisas universitárias, extração e tratamento de minerais de ouro , prata, manufatura de amálgamas, fabricação e reparo de aparelhos de medidas e de laboratórios, fabricação de lâmpadas incandescentes, válvulas de rádio, tubos de raio X, baterias, curtumes, e profissionais da odontologia.

Exames biológico:

                  O mercúrio na urina. Fazer coleta da amostra de urina pela manhã, após doze meses de exposição. Colher 100 ml em frasco de vidro ou polietileno previamente descontaminado. Guardar em geladeira a 4ºC. No caso de previsão de demora no envio ao laboratório, utilizar frasco com conservante (persulfato de potássio, na proporção de 0,1g/ 100 ml de urina).

Valor de referência da normalidade: até 5 µg/g creatinina (NR-7).
Índice biológico máximo permitido: 35 µg/g creatinina (NR-7).
Obs.; Os frascos de coleta devem ser submetidos a um tratamento químico antes da coleta para evitar que o mercúrio seja absorvido. Frascos de vidro são mais recomendados do que de polietietileno.


Toxicologia dos pesticidas
Organofosforados e carbamatos – toxicidade:

                  A absorção se dá por todas as vias uma vez que são, em sua maioria, líquidos e altamente lipossolúveis. São inibidores da colinesterase, sendo que a exposição excessiva a estes pesticidas provoca um quadro de intoxicação colinérgica. Os pesticidas organofosforados são inibidores irreversíveis da acetilcolinesterase, enquanto os carbamatos são inibidores reversíveis.

Risco saúde:

                  Todos os profissionais desta área; pesquisadores científicos, universitários, industriais, manipuladores e aplicadores de pesticidas e agricultores, etc.

Indicador biológico:

                  Acetilcolinesterase eritrocitária: melhor relacionada à inibição da enzima celebral. Demora mais a retornar aos níveis normais, sendo indicada na avaliação de exposições crônicas.
                  Colinesterase plasmática:  após a exposição aguda é a primeira a ser afetada.
                  Exame – amostra: Sangue total heparinizado, coletado após exposição mínima de quatro semanas. Mínima de quatro semanas.. Mínimo 5 ml em seringa plástica descartável ou vacutainer.
                  Conservação: Guardar em geladeira a 4ºC, imediatamente após a coleta. Enviar ao laboratório em um prazo máximo de 12 horas.
                  Valor de referência da normalidade: Determinar a atividade pré-ocupacional.
                  Índice biológico máximo permitido:
Acetilcolinesterase eritrocitária: Depressão de 30% em relação a atividade inicial da enzima (NR-7).
Colinesterase plasmática: Depressão de 50% de 25% em relação a atividade inicial das enzimas (NR-7).
Obs.; Interferentes:
                  A inibição da acetilcolinesterase pelos carbamatos é reversível, desta forma sua determinação não serve para avaliar a intensidade da intoxicação crônica e tampouco é empregada como método de prevenção.
                  Alterações da função hepática podem diminuir significativamente os níveis de colinesterase sérica.

Pentaclorofenol – toxicidade:

                  As principais vias de absorção são a inalatória e a dérmica. A intoxicação aguda provoca tosse, rinorréia, lacrimejamento, taquicardia, taquipnéia, hipertermia, fraqueza, cefaléia, delírio, sede e dor abdominal. Na intoxicação crônica ocorre hipertermia, sudorese aumentada, rubor facial e perda de peso.

Risco saúde:

                  Todos os pesquisadores universitários, industriais, manipuladores, aplicadores de inseticidas, desfoliantes, herbicidas e preservantes de madeira, agricultores, moveiros, têxtil  e de tintas, etc. Prestar bastante atenção com algum sintoma na tua saúde mesmo você usando todos os EPIs, é bom ficar atento com os primeiros sintomas.

Pentaclorofenol na urina:

Coleta da sua amostra: Coletar sua urina no início da última jornada semanal. Mínimo 50 ml em frasco de vidro quimicamente limpo com tampa mosqueada revestida de teflon. Para conservação. Adicionar 3 gotas de ácido clorídrico concentrado e congelar a –20ºC, imediatamente após a coleta.
Valor de referência da normalidade: geralmente não encontrado na urina de indivíduos não expostos ao produto.
Índice máximo biológico permitido: 2 mg/g creatinina.
Obs., interferentes: Hexaclorobenzeno, bifenilas policloradas, diuron e exposição não-ocupacional aumentam os níveis de pentaclorofenol detectados.

Toxicolologia dos solventes e vapores:



Anilina – toxicidade:

                  A absorção ocorre principalmente pelas vias respiratória e cutânea. Produz hipóxia devido à formação de metahemoglobina. Produz hipóxia à formação de metahemoglobina. Atua como depressor do sistema nervoso central e, nas exposições crônicas, pode produzir lesão de córnea, cefaléia, debilidade, irritabilidade, sonolência, dispnéia e perda dos sentidos.

Riscos biológicos

                  Todos os profissionais da área; pesquisadores cientifico universitários, industriais têxtil, química, farmacêutica, pigmentos, corantes, tintas, plásticos, perfumes, desinfetantes, produtos para fotografia, síntese da acetanilida e fenacetina, curtumes e tipografia, etc. Tem que usar os IPIs indicado e prestar
Bastante atenção, si sentir algum sintoma diferente.

Para-aminofenol na urina e/ou metahemoglobina no sangue.

Exame –  amostra:

Para-aminofenol: Na urina coletada no final da jornada de trabalho. Mínimo de 50 ml em frasco de vidro âmbar ou de polietileno. Recomenda-se evitar a primeira jornada da semana.
Metahemoglobina: no sangue total heparinizado, coletado ao final da jornada de trabalho. Mínimo de 10 ml em seringa plástica ou vacutainer. Pode ser feita a diferença entre pré e pós-jornada.
Obs. Guardar o para-aminofenol dentro da geladeira a 4ºC. Também a metahemoglobina , com a mesma temperatura de 4ºC. Estas amostras devem ser enviada ao laboratório imediatamente após a coleta no setor de trabalho.

Valor de referência da normalidade:
                  Para-aminofenol: geralmente não encontrado na urina de trabalhadores não exposto ao produto.
                  Metahemoglobina: até 2,0% (NR-7)

Índice máximo biológico permitido:
                  Para-aminofenol: 50,0 mg/g creatinina (NR-7)
                  Metahemoglobina: 5,0% (NR-7).
Obs. O para-aminofenol: em exposições a baixas concentrações de anilina existe uma pequena excreção do metabólico, não sendo possível diferenciar a população exposta da não-exposta. Recomenda-se utilizar a determinação do p-aminofenol urinário apenas na avaliação da exposição de grupos de trabalhadores.
Obs. Já nitrobenzeno e fenacetina, aumentam consideravelmente a concentração de p-aminofenol urinário.
Obs. Metahemoglobina: É também um indicador de exposição de outros amino ou nitrocompostos e de certos fármacos. Como a metahemoglobina aparece no sangue mais tardiamente que o p-aminofenol na urina e a determinação de baixas concentrações de metahemoglobina apresenta algumas dificuldades, o p-aminofenol urinário é mais apropriado como indicador da exposição à anilina.

Diclorometano (cloreto de metileno) – toxicidade:

                  O diclorometano é facilmente absorvido pela via respiratória e também pela pele. É um depressor do sistema nervoso central e irritante de mucosas. Produz monóxico de carbono no organismo, o que impossibilita o transporte do oxigênio para os tecidos, provocando hipóxia. Possui potencial mutagênico.

Risco saúde:
                  Todos os profissionais da área como pesquisadores científicos, universitários, industriais de filmes fotográficos, fibras sintéticas, agentes de refrigeração, prepotentes de aerossóis, removedores de tintas, fumigantes agrícolas, trabalhadores envolvidos na extração de substâncias naturais como óleo vegetais, cacau e cafeína, auxiliar de limpeza de motores, etc. Além do uso de EPIs, devem prestar atenção em sintomas da saúde e procurar um médico do trabalho .

                  Exames biológicos:

Carboxihemoglobina no sangue: amostra de sangue total heparinizado, coletado no final da jornada de trabalho. Mínimo de 5 ml em seringa plástica ou vacutainer. Pode ser feita a diferença entre pré e pós-jornada. Guardar em geladeira a 4ºC, imediatamente após a coleta.
                  Valor de referência da normalidade: até 1,0% para Não fumantes (NR-7).
                  Índice biológico máximo permitido: 3,5% para não fumantes (NR-7).
                  Obs. Interferentes: Esforço físico realizado durante a exposição ao diclorometano aumenta o teor de carboxihemoglobina no sangue.
                  A biotransformação do diclorometano em monóxido de carbono é inibida pelo tolueno e por álcoois, diminuindo a concentração da carboxihemoglobina.   O hábito de fumar eleva consideravelmente os níveis de carboxihemoglobina no sangue. Deste modo, este parâmetro é indicado somente para não fumantes.

Dimetilformamida:  toxicidade:

As principais vias de absorção são a respiratória e a térmica. Manifestações gerais como náuseas, vômitos, anorexia, hepatomegalia, icterícia e insuficiência hepática são descritas na literatura.


Risco saúde:

                  Todos profissionais desta área como pesquisadores cientifico universitários, industriais, química, têxtil, plásticos, acrílico e laboratoristas, etc. Todos tem que usar os EPIs e fazer os exames corretos.
                  N-metilformamida na urina: coletar a sua amostra de urina do final da jornada de trabalho, coletada em frasco de polietileno. Guardar em geladeira a 4ºC para conservação.
                  Valor de referência da normalidade: geralmente Não encontrada na urina de indivíduos não expostos.
                  Índice máximo biológico permitido: 40 mg/g creatinina (NR-7).
                  Obs. Interferentes: O álcool etílico interfere no metabolismo da dimetilformamida.

Dissulfeto de carbono: toxicidade:

                  O dissulfeto de carbono pode ser absorvido pelas vias respiratória e cutânea. Atua a nível de sistema nervoso central e sistema nervoso periférico provocando cefaléia, fraqueza muscular, parestesias, psicose, tontura e neuropatia. Pode ocorrer também anorexia, disfagia, gastrite elisão hepática. Existem relatos de insuficiência renal, perda auditiva e agravamento das patologias coronarianas.

Risco saúde:

                  Todos os trabalhadores desta área como: pesquisadores cientifícos, universitários, indústrias têxtil, química, de tintas, resinas, borrachas, plásticos, inseticidas e extração de óleos vegetais, auxiliares de limpeza de peças e galvanoplastia, etc.
Além dos riscos, devem usar todos EPIs e fazer os exames de saúde.
-     Ácido 2-tio-tiazolidina na urina. Coletar a sua amostra no final da jornada de trabalho.. Mínimo 50 ml em frasco de polietileno. Guardar em geladeira a 4ºC para conservação.
-     Valor de referência da normalidade: Geralmente não encontrado Na urina do indivíduo não exposto ao produto da área.
-     Índice biológico máximo permitido: até 5 mg/g creatinina (NR-7).

Estremo – toxidade:

                  A principal via de absorção é a respiratória, porém também pode ocorrer penetração pela pele. Em uma intoxicação aguda, o estireno atua principalmente sobre o sistema nervoso central, mas a exposição crônica está relacionada ao câncer ocupacional. Os riscos são grande mesmo usando os EPIs.



Riscos saúde:

                  Todos os trabalhadores desta área como: pesquisadores universitários, industriais petroquímica, têxtil, de colas, resinas, isolantes, agentes emulsionantes,, borracha, polistes, síntese orgânica, resinas e tintas, misturadores de combustíveis de aviões, moldadores de fibra de vidro, profissionais envolvidos na manufatura de cerâmica e de revestimentos protetores.
                  . O ácido mandélico e ácido fenilglixílico na urina. Fazer uma coleta de sua urina no final da jornada de trabalho, exames obrigatório e ter um controle.
-     Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno, guardar em geladeira a 4ºC, até ser enviado ao laboratório para analise.
-     Valor de referência da normalidade: geralmente não encontramos na urina de indivíduos não expostos ao produto.
-     Índice biológico máximo permitido:
-     Ácido mandélico: 0,8 g/g creatinia (NR-7).
-     Ácido fenilglixílico: 240 mg/g creatinia (NR-7).
-     Obs. interferentes: A exaustão de veículos a motor, fumaça de cigarro e outros processos envolvendo combustão e pirólise são fontes de emissão. O consumo de álcool altera a biotransformação do estireno.

Etilbenzeno – toxicidade:

                  A principal via de absorção é a respiratória. Na forma líquida pode penetrar através da pele. Tem ação irritante e o contato repetido pode provocar dermatite, diminuição das habilidades manuais e prolongamento do tempo de reação. A exposição aguda pode produzir irritação das vias aéreas superiores seguida de narcose, calafrios e parada respiratória.

Riscos saúde:

                  Todos os trabalhadores desta área, como pesquisadores científicos, universitários, industriais petroquímica, têxtil, de colas, resinas, isolantes, agentes emulsionantes, borracha, poliéster, síntese orgânica, resinas e tintas; misturadores de combustíveis de aviões, moldadores de fibra de vidro, profissionais envolvidos na manufatura de cerâmica e de revestimentos protetores. Os cuidados devem ser bastante rigoroso e usando os EPIs adequado.
-     O ácido mandélico no seu organismo. Coletar amostra de urina do trabalhador no final da jornada semanal. Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno e guardar em geladeira a 4ºC até levar para exame clinico.
-     Valor de referência da normalidade: geralmente Não encontrado Na urina de indivíduos não expostos ao produto.
-     Índice biológico máximo permitido: até 1,5 g/g creatinina (NR-7).
-     Obs – interferentes: A exaustão de veículos a motor, fumaça de cigarro e outros processos envolvendo combustão e pirólise são fontes de emissão. O consumo de álcool altera a biotransformação do etilbenzeno.

Fenol -  toxidade:

                  O fenol é facilmente absorvido através das mucosas e da pele. Como é corrosivo pode causar severa ulceração e queimaduras de até terceiro grau e, após exposições repetidas, pode desenvolver uma despigmentação localizada.
                  Os efeitos sistêmicos podem ocorrer como conseqüência de qualquer via de exposição e, em casos graves de intoxicação aguda e crônica, incluem transtornos digestivos, disfunção do sistema nervoso, palidez, sudorese, cefaléia, vertigens e fraqueza.  Lesão renal tem sido igualmente descrita.

Risco saúde:
                  O fenol na urina do indivíduo. Coletar amostra da urina no final da jornada de trabalho. Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno ou vidro com capacidade para 100 ml, com tampa mosqueada e quimicamente limpo. Pode ser feita a diferença entre pré e pós-jornada. Guardar em geladeira a 4ºC. Até ser enviado para o laboratório clinico.
-     Valor de referência da normalidade: até 20 mg/g creatinina (NR-7).
-     Índice biológico máximo permitido: 250-mg/g creatinina (NR-7).
-     Obs. – interferentes:
-     Medicamentos à base de fenilsalicilatos e fenilsulfonatos e o benzeno. Distúrbios gastrintestinais interferem nos níveis de fenol urinário.
-     Recomenda-se que o fenol urinário seja utilizado na avaliação de grupos de trabalhadores, devido à grande variação intra e inter-individual. Um modo de contornar este problema é coletar amostras antes e no final da jornada de trabalho.

Metanol – toxicidade:

                  A exposição ocupacional decorre principalmente da exposição aos vapores de metanol, havendo absorção por via respiratória e cutânea. Pode provocar depressão do sistema nervoso central, lesão do nervo óptico e acidose. Entretanto, estes efeitos resultam principalmente da ingestão. O contato com o líquido pode provocar dermatite leve.



Risco saúde:

                  Todos os profissionais da área como: pesquisadores científicos universitários, industrial de calçados, fotográfica, petroquímica, de corantes, esmaltes, tintas, vernizes, acrílicos e síntese orgânica ;frentistas de posto, trabalhadores de fundições, mecânicos, curtumes, etc. O uso de EPIs e fazer exames clínicos.
-     O metanol Na urina do indivíduo. Coletar amostra de urina no final da jornada de trabalho. Se a exposição não for homogênea ao longo da jornada de trabalho, ocorrendo picos de exposição, recomenda-se recolher urina de duas em duas horas, ou tomar duas ou três amostras durante a jornada e determinar a concentração média. Mínimo 50 ml, em frascos de vidro com rolha esmerilhada. Pode ser feita a diferença entre pré e pós-jornada.
-     Conservação: Guardar em geladeira a 4ºC, imediatamente após a coleta.
-     Valor de referência da normalidade: até 5,0 mg/l (NR-7).
-     Índice biológico máximo permitido: até 15 mg/l (NR-7).
-     Obs. – interferentes:
-     A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta a concentração de metanol urinário.
-     A concentração urinária do metanol e sua velocidade de excreção aumentam Durante a exposição, atingido um nível máximo ao final da jornada de trabalho. E alguns casos, no entanto, devido a uma rápida exposição a altas concentrações de vapores no início do trabalho, o máximo de excreção pode ocorrer no meio da jornada.

Metil-Etil-Cetona – toxicidade:

                  Suas principais vias de absorção são a inalatória e a dérmica. Ela provoca manifestações irritavas da pele e mucosas (dermatites) e a exposição a altas concentrações pode provocar cefaléia e narcose.
-     Ocupações de risco: todos os profissionais da área de pesquisa, universitários, industriais de calçadistas, moveleira, química, tintas, beneficiamento de madeira e petroquímica, trabalhadores de gráficas e curtumes, pintores, etc. Uso obrigatório de EPIs e fazer os exames clínicos.
-     Indicador biológico: O metil-etil-cetona Na urina. Coletar amostra de urina do indivíduo no final da jornada de trabalho. Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno ou vidro, com tampa mosqueada e quimicamente limpo.
-     Conservação: Guardar em geladeira a 4ºC, imediatamente após a coleta, até levar para o laboratório de analise.
-     Valor de referência da normalidade: geralmente não encontrado na urina de indivíduos não expostos ao produto.
-     Índice biológico máximo permitido: até 2,0 mg/l (NR-7).
-     Obs. – interferentes: O n-hexano interferes na metabolização da metil-etil-cetona.

N-Hexano: toxicidade:

                  As principais vias de absorção são a inalatória e a térmica. Pode provocar irritação térmica (eritema e hiperemia) e das vias aéreas superiores (tosse e dificuldade respiratória). É depressor do sistema nervoso central e a exposição crônica pode provocar neuropatia periférica, diminuição da memória e da função visual, confusão mental e tonturas.  

Ocupação de risco:

                  Todos os profissionais da área como: pesquisadores científicos, universitários, indústrias de têxtil, moveleira, calçadista, petroquímica e de tintas, colas, pneus, borracha, plásticos, polidores e síntese orgânica, trabalhadores de tipografias e lavanderias, distribuição e transporte do produto.
-    Indicador biológico: até 2,5 – hexanodiona na urina do indivíduo.
-     Coletar amostra da urina do indivíduo no final da jornada de trabalho.
-     Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno.
-     Conservação: congelar imediatamente após a coleta.
-     Valor de referência da normalidade: geralmente não encontrado na urina de indivíduos não expostos (NR-7).
-     Indicador biológico máximo permitido:  até 5,0 mg/g cretiniza (NR-7).
-     Interferentes: o metil-butil-cetona, metil-etil- cetona e tolueno alteram a excreção de 2,5- hexanodiona.

Nitrobenzeno – toxicidade:

                  O nitrobenzeno pode ser absorvido pelas vias respiratória e cutânea. Atua como depressor do sistema nervoso central e apresenta ação metahemoglobinizante, provocando cianose. Em exposições crônicas pode produzir irritação ocular, lesões de baço e fígado e quadros de anemia.

Risco saúde:
                  Todos os profissionais da área como pesquisadores, indústriais de explosivos, tintas, polidores, sítese de substâncias orgânicas, corantes à base de anilina. Usar os EPIs recomendados pela norma (NR-7).


-     Indicador biológico:  o metahemoglobina no sangue. Coletar amostra do inivíduo, sangue total heparinizado durante ou ao final da jornada de trabalho. Mínimo de 10 ml seringa plástica ou vacutainer. Pode ser feita a difereença entre pré e pós-jornada.
-     Conservação: Guardar em geladeira a 4ºC. As amostras devem ser enviadas imediatamente ao laboratório.
-     Valor de referência da noramlidade: até 2,0% (NR-7).
-     Índice biológico máximo permitido: até 5,0% (NR-7).
-     Interferentes: a metahemoglobina também indica a exposição à anilina, outros amino compostos e certos fármacos.

Tetracloroetileno; 1,1,1-tricloroetano e tricloroetileno – toxicidade:

                  São absorvidos por via respiratória e cutânea e possuem ação irritante e depressora do sistema central. O tetracloroetileno possui toxicidade hepática e renal e pode produzir irritação ocular e nasal. De acordo com a exposição, o 1,1,1-tricloroetano determina conjuntivite moderada e o tricloroetileno instala neuropatia periférica.
                 
Risco saúde:

                  Pesquisadores cientificos, pintores, laboratoristas, indústriais de ceras, solventes, sabões, graxas, corantes, descolorantes, solventes, perfumes, medicamentos antihelminticos, anestésicos, resinas, borracha, papel, fumo e calçados, profissionais de gráficas e lavanderias de limpeza a seco, trabalhadores envolvidos com processos de galvanoplastia, fumigação, limpeza de peças, vidros e lás, etc. Usar os EPIs indicado pela norma.
-     Indicador biológico :
-     O tetracloroetileno: ácido tricloroacético na urina do indivíduo.
-     O 1,1,1-tricloroetano e tricloroetileno:  o tricloro-compostos totais na urina.
-     Coletar - amostra:
-     Tetracloroetileno: a urina coletada no início da última jornada semanal. Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno.
-     1,1,1-tricloroetano-e tricloroetileno: urina coletada após o final do último dia de jornada semanal. Mínimo 50 ml, em frasco de polietileno.
-     Conservação: guardar em geladeira a 4ºC.
-     Valor de referência da normalidade: geralmente não encontrado na urina de indivíduos não expostos ao produto.
-     Índice biológico máximo permitido: tetracloroetileno: 3,5 mg/l  (NR-7). 1,1,1-tricloroetano: 40 mg/g creatinina (NR-7). Tricloroetileno: 300 mg/g creatinina (NR-7).
-     Interferentes: O indicador biológico não é específico, já que outros compostos clorados produzem os mesmos metabólitos e que há grande variação interindividual no seu metabolismo.
-     Obs. O consumo do álcool pode reduzir em excreção does metabólitos, devido à diminuição da sua biotransformação.

Tolueno – toxicidade:  

O tolueno penetra no organismo principalmente por via respiratória ,
Onde atua como irritante. Sua ação predominante é depressão do sistema nervoso central. Manifestações sistêmicas decorrentes da exposição cutânea a vapores de tolueno são pouco prováveis. O contato prolongado com a pele provoca ressecamento, fissuras e dermatites.
                  A exposição crônica pode causar distúrbios psíquicos e doenças neurológicas. Na literatura existem relatos de casos de anemias que reverterem após cessada a exposição dos indivíduos com o produto.

Risco saúde:         

                  Os profissionais das indústria metalúrgica, calcados, movelaira, petroquímica, perfumes, sacarina, tintas, vernizes, resinas, colas, pesquisadores científicos, trabalhadores de curtumes, gráficas e serigrafias, pintores, sapateiros, laboratoristas, misturadores de combustíveis para aviões, laminadores, mecânicos, trabalhadores envolvidos na limpeza de pecas, etc. Usar EPIs  recomendado pela norma de segurança.
-     Indicador biológico: o ácido hipúrico Na urina does indivíduo.
-     Amostra: Coletar a urina no final da jornada de trabalho. Mínimo 50 ml, em frasco de vidro âmbar ou de polietileno. Pode-se fazer a diferença entre pré e pós-jornada de trabalho.
-     Conservação: guardar em geladeira a 4ºC.
-     Valor de referência da normalidade: até 1,5 g/g creatinina (NR-7).
-     Índice biológico máximo permitido: até 2,5 g/g creatinina (NR-7).
Interferentes:
                  A maior utilização do ácido hipúrico como indicador biológico é na avaliação da exposição de grupos de trabalhadores. Sua aplicação como indicador de exposição individual ao tolueno é limitada a exposições elevadas ou moderadas, já que seus níveis endógenos são altos.
                  O ácido hipúrico é também metabólito de alimentos que contenham ácido benzóico e seus precursores (ameixa, pêssego, café) ou conservantes à base de benzoato (bebidas e enlatados). Medicamentos com os princípios ativos fenoprobamato, isocarboxazida, dietilpropiona e salicilatos ou drogas, como a cocaína, irão provocar um aumento nas concentrações de ácido hipúrico na urina. As mulheres apresentam níveis urinários mais elevados devido à maior concentração endógena. O álcool combinado ao fumo diminui sua concentração na urina.
                  O n-hexano interfere na metabolização do tolueno.

Xilenos – toxicidade:

                  A principal via de penetração é a respiratória, mas também são absorvidos através da pele íntegra nas formas líquida e de vapor. Exercem ação tóxica sobre o sistema nervoso central e fígado, sendo ainda irritantes para as mucosas, pele e olhos. A exposição crônica da pele provoca fissuras e dermatites. Os distúrbios hematológicos encontrados são anemias, com diminuição da hemoglobina e das emacias.

Risco saúde:

                  Os profissionais de gráficas, pesquisadores científicos, industriais petroquímica, têxtil, moveleira, tintas, fibra de vidro, laca, colas, couro, borracha, trabalhadores responsáveis pelo desengraxamento de peças e pela aferição de equipamentos de laboratórios, misturadores de combustíveis para aviões, pintores, etc.
-     Indicador biológico: o ácido metil-hipúrico na urina does indivíduo.
-     Coleta de amostra: urina coletada no final da jornada de trabalho. Mínimo 50 ml, em frasco de vidro âmbar ou de politileno.
-     Conservação: guardar em geladeira a 4ºC.
-     Valor de referência da normalidade: geralmente não encontrado na urina do indivíduos não expostos ao produto.
-     Índice biológico máximo permitido: até 1,5 g/g creatinina (NR-7).
Interferentes:
                  O álcool diminui a biotransformação dos xilenos, alterando significativamente a concentração de ácido metil-hipúrico na urina do indivíduo.

Glossário:

-     Indicador biológico: compreende todo e qualquer agente químico ou seus produtos de biotransformação, assim como qualquer alteração bioquímica, cuja detecção no ar exalado, fluidos ou tecidos avalie em intensidade da exposição, absorção, acumulação ou efeito do agente químico.
-     Indicador biológico de dose interna: indicador biológico que avalia a quantidade da substância nos locais de ação tóxica.
-     Indicador biológico de exposição: indicador biológico que estima indiretamente o grau de exposição, desde que os teores do agente químico em amostras biológicas sejam estreitamente relacionados aos seus níveis em amostras ambientais.
-     Índice biológico máximo permitido: valor máximo do indicador biológico para o qual se supõe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas não corre risco de dano à saúde. A ultrapassagem deste valor significa exposição excessiva.
-     Monitorização biológica: medida e avaliação de agentes químicos ou produtos de biotransformação nos tecidos, secreções, excreções ou qualquer combinação destes para estimar em exposição e o risco à saúde, por comparação com uma referência apropriada.
-     Monitorização biológica de efeito: medida e avaliação de efeitos biológicos precoces, para os quais não foi ainda estabelecida relação com prejuízos à saúde, em trabalhadores expostos, para estimar a exposição e/ou riscos para a saúde quando comparados com uma referência apropriada.
-     Valor de referência da normalidade: valor possível de ser encontrado em populações não expostas ocupacionalmente.

Referências bibliográficas:

BRASIL. Portaria n.º 24, de 29 dezembro de 1994. Diário Oficial (da República Federativa do Brasil), Brasília, n.248,30 dez. 1994. Seção 1.

CARDONA, Antônio, et al. Biological monitoring of occupacional exposure to n-hexane by measurement of urinary 2,5-hexanedione. Inernational Arhives Ocupational Environmental Health. V.65, n.a1,p.71-74. 1993.

CARVALHO, Wilson. Toxicologia do n-Hexano: Exposição Ocupacional e Riscos para Saúde. Salvador: Hospital São Rafael, 1993.

CHASIN, Alice, Pedrozo, Maria, Silva, E. Fatores que interferem nos resultados das análises toxicológicas dos indicadores biológicos do monóxido de carbono. Revista brasileira de Toxicologia, V. 7, n. ½, p.15 – 22. 1994.

FISCHER, Marina, Gomes, Jorge, Colacioppo, Sérgio. Típicos de saúde do trabalhador. São Paulo: Hucitec, 1989.

GOES, Roberto. Manual de toxicologia do  refino do petróleo. 2.ed. Rio de Janeiro: Petrobrás, 1991.

HATHAWAY, Gloria, Proctor, Nick, Hughes, James et al. Proctor and Hughes”Chemical Hazards of the Workplace. 3. Ed. New York: Van Nostrand Reinhold, 1991.

LOARINI , Lourival. Toxicologia. 2. Ed. São Paulo: Editora Manole, 1993.

LEITE, Edna et al. Monitorização Biológica de Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas. Belo Horizonte: Ergo Editora, 1992.

MÍDIO, Antonio. Glossário de Toxicologia. São Paulo: Roca, 1992.

NETO, Jorge Riscos de Doenças Profissionais no Setor Metalúrgico. 2. Ed. Belo Horizonte: Departamento Profissional dos Metalúrgicos, 1982.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE LA SALUD, Enfermidades Ocupacionales: Guia para sua Diagnostico. Washington, 1986.



 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

VISITANTES